“Você está precisando consumir mais vitamina”! Todo mundo já ouviu uma frase como essa sendo direcionada para alguém que vive com a saúde fragilizada, seja gripando várias vezes ao ano ou pegando todas as viroses do momento. Essa situação é comum porque as vitaminas estão, de fato, relacionadas ao fortalecimento do sistema imunológico.
Mas, qual é, de fato, o nível de responsabilidade das vitaminas na manutenção da nossa imunidade lá em cima? Quais são os demais componentes que constituem nosso sistema imunológico? O que fazer para fortalecer nossa imunidade? São essas perguntas que a gente se propõe a responder com o artigo de hoje. Acompanhe!
Quais são as principais vitaminas do corpo?
Você, com certeza, sabe que o nome das vitaminas traz sempre uma letra do alfabeto, mas possivelmente não conhece quais são as principais vitaminas para o nosso corpo e, o melhor, onde encontrar cada uma delas. Calma que a gente já vai te ajudar com isso!
Vitamina A
Essa vitamina possui um papel fundamental na regeneração dos olhos e, por isso, é conhecida como a vitamina da visão. Além disso, ela atua no crescimento ósseo, no aumento da imunidade e no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial. A vitamina A previne os sinais de envelhecimento, pois possui capacidade antioxidante e age como protetor solar natural.
Quem quer aumentar o consumo de vitamina A precisa incluir na dieta as folhas verdes escuras, alimentos de origem animal e vegetais amarelos-alaranjados. Boas opções são cenoura, brócolis, rúcula, manga, espinafre, fígado e gema de ovo.
Vitaminas do complexo B
B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 são as vitaminas que compõem o complexo B e cada uma delas possui funções diferentes, garantindo nossa saúde física e mental. A B1, por exemplo, atua no sistema circulatório e nervoso, enquanto a B2 estimula a produção sanguínea e mantém o metabolismo adequado. A vitamina B5 ajuda no controle do colesterol e na cicatrização e a B6 auxilia na prevenção da anemia e na produção de anticorpos.
Quem quer aumentar o consumo de vitaminas do complexo B na dieta precisa investir em alimentos como: berinjela, feijão, atum, carne bovina, ovos, frutos do mar, vegetais folhosos, abacate, queijos, fígado, batata, banana, alho, laranja e leite.
Leia também: Qual a diferença entre Prebióticos e Probióticos?
Vitamina C
Essa, talvez, seja a mais famosa das vitaminas e atua diretamente no fortalecimento do nosso sistema imunológico, combatendo infecções no nosso organismo. Além disso, a vitamina C tem função cicatrizante e contribui para a elasticidade e resistência da pele.
Quem quer aumentar o consumo de vitamina C precisa incluir na dieta vegetais e frutas cítricas, que são a principal fonte dessa substância.
Vitamina D
Essa também é bastante conhecida no grupo das vitaminas, pois tem como sua principal fonte o sol. A vitamina D atua no controle da pressão arterial, na absorção de cálcio e fósforo pelo nosso organismo, na proteção da massa óssea e na regularização da tireoide.
Quem quer aumentar o consumo de vitamina D, além de pegar mais sol, precisa incluir na dieta carnes, peixes, cogumelos e frutos do mar.
Vitamina E
Alguns dos principais benefícios proporcionados pela vitamina E estão relacionados à prevenção do envelhecimento, de doenças cardiovasculares e câncer. Ela atua defendendo o organismo dos efeitos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
Quem quer aumentar o consumo de vitamina E precisa incluir na dieta grãos integrais, nozes, amêndoas, óleo de milho e de soja e variados legumes.
Vitamina K
Responsável pelo controle da coagulação do sangue, a vitamina K atua na prevenção de sangramentos e hemorragias, além de aumentar a fixação de cálcio nos ossos, fortalecendo nossa estrutura musculoesquelética.
Quem quer aumentar o consumo de vitamina K precisa incluir na dieta vegetais como espinafre, alface, couve-flor, brócolis, cenoura e alface.
Quais os efeitos da deficiência de vitaminas no organismo?
Da mesma forma que as vitaminas possuem diferentes funções no nosso corpo, a falta delas também acarreta efeitos no nosso organismo que variam conforme a vitamina deficiente em questão.
A falta de vitamina A, por exemplo, pode causar problemas na visão e doenças da pele, enquanto a deficiência de vitaminas do complexo B pode provocar doenças gastrointestinais, confusão mental, formigamentos, dormência e fadiga.
Se o seu consumo de vitamina C for abaixo do necessário para o seu organismo, você pode sofrer com fraqueza, irritação na pele e dificuldade na regeneração de feriados, na mesma medida em que doenças relacionadas à sua estrutura óssea, como osteoporose, podem ser consequência da falta de vitamina D.
A deficiência de vitamina E acarreta problemas no sistema nervoso e a falta de vitamina K, por sua vez, pode causar alterações consideráveis na coagulação do seu sangue.
Como se constitui o sistema imunológico?
Antes de entender se as vitaminas são suficientes para fortalecer nossa imunidade, é importante compreender como o nosso sistema imunológico é constituído. Basicamente, ele é um conjunto de órgãos, tecidos, células e moléculas, que são responsáveis por combater a invasão de microrganismos maléficos para o nosso organismo, impedindo, dessa maneira, o desenvolvimento de diversas doenças.
Vale dizer que a resposta imunológica é garantida pelas células que compõem o nosso sistema, leucócitos que se dividem em linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
Visto que o sistema imunológico atua no combate a microrganismos maléficos, é importante saber que ele consegue diferenciar quais células são do nosso próprio corpo e quais são invasoras, garantindo, assim, uma defesa do organismo eficiente.
Leia também: Como uma flora intestinal regulada ajuda na disposição?
As vitaminas são as únicas responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico?
Como você pôde ver ao longo do artigo, as vitaminas são, de fato, essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, mas, para que seu organismo tenha uma resposta imune realmente eficaz, é recomendado que você combine as vitaminas com outros elementos, como aminoácidos e minerais.
Um bom caminho para fortalecer o sistema imunológico de forma completa pode ser inserir na sua dieta um composto natural como o YOUing. O produto, que tem o consumo fácil por meio de cápsulas, atua na otimização do sistema imunológico, no aumento da resistência do nosso organismo contra infecções e na modulação de inflamações.
O YOUing, além de possuir um vasto composto vitamínico, é constituído por fitoterápicos, cogumelos e aminoácidos importantes para o sistema imunológico. Sendo assim, a sua fórmula se diferencia das demais que são oferecidas para o mesmo propósito.
Composto por Ginseng Siberiano, Reishi, L-Lisina e Andrographis, o YOUing, assim como os demais produtos da INFTY, é 100% natural, livre de glúten e cafeína. A INFTY é a primeira marca de saúde e bem-estar do Brasil a construir nutrinteligência a partir de alto desenvolvimento tecnológico, pesquisa e com as mais completas fórmulas naturais. A proposta da empresa é combinar os elementos que a natureza oferece, de forma assertiva e eficiente, e oferecer compostos capazes de elevar a performance do seu corpo e da sua mente.